Simpósio ISA Rio de Janeiro Section – CEDAE reúne especialistas para debater Automação e Novas Tecnologias em Saneamento

No dia 27 de junho de 2025, foi realizado na sede da CEDAE, no auditório Raphael de Almeida Magalhães, o Simpósio ISA Rio de Janeiro Section – Automação e Novas Tecnologias em Saneamento, promovido pela ISA, CEDAE e ASEAC (Associação dos Empregados de Nível Universitários da CEDAE). A abertura oficial ocorreu às 9h e contou com a presença de José Alberto Pinheiro (Vice-Presidente da ISA), Humberto de Mello Filho (Diretor Técnico e de Projetos da CEDAE), Luiz Claudio Drumond (Presidente da ASEAC), Miguel Alvarenga Fernández Y Fernández (Presidente do CREA-RJ) e Renato Lima do Espírito Santo (Presidente da ABES-RIO) que destacaram a importância do evento com o compartilhamento de conhecimentos e a integração entre tecnologia, gestão, sustentabilidade e perspectivas de inovação na área de saneamento, com foco em automação e instrumentação no setor de saneamento.

O evento reuniu especialistas, engenheiros, técnicos e gestores do setor de saneamento para discutir os avanços tecnológicos e os desafios da automação nos processos de tratamento e distribuição de água e esgoto. Ao longo do dia, foram apresentadas palestras com temas voltados à inovação, eficiência operacional, sustentabilidade, segurança cibernética e transformação digital no setor, além de sorteios de livros, cursos e drones para os participantes presentes.

Entre os vários destaques da programação, a palestra “Monitoramento Automatizado com Sensoriamento Hiperespectral em Bacias Hidrográficas” de Robson Campos, Gerente Geral de Controle de Qualidade e Tratamento na CEDAE, destacando a importância da automação da coleta de dados em tempo real, a palestra de Paulo Santos (Coordenador de Segurança da Informação na CEDAE), Segurança Cibernética em Tecnologia Operacional de Infraestruturas Criticas, abordou de forma clara e objetiva os riscos e estratégias relacionados à Segurança Cibernética em sistemas de saneamento, tema cada vez mais relevante diante da crescente digitalização do setor. Outro ponto alto foi a apresentação conjunta de André Alcantara de Faria (Assessor de Projetos Especiais da Diretoria de Saneamento e Grande Operação (DSG) na CEDAE e Diretor Técnico da ASEAC) com Pablo Marques, que compartilharam o desenvolvimento do aplicativo “Reusa”, plataforma digital inteligente para implementação de práticas de reuso de efluentes, reforçando o potencial das tecnologias digitais para promover soluções sustentáveis e inteligentes no abastecimento. As empresas expositoras CONAUT e ANDRITZ participaram do evento. 

Tivemos também a participação das empresas:

  •  Aegea Saneamento apresentou Tecnologias Inteligentes no Combate a Perdas de Água: Utilização de Satélite para Detecção de Vazamentos em Redes de Água – Engenheiro Rafael Machado Zerunian, Coordenador de Perdas na Aegea Saneamento.
  • Altus abordou a palestra Rumo à Universalização da Água: Tecnologias de Automação e Indústria 4.0 no Saneamento – Jones Clemente Camilo, Gerente de Aplicações e Vendas na Altus.
  • Iwaki Brasil apresentou Controladores Analíticos para Tratamento de Água para Indústria 4.0 no Saneamento – Engenheiro Rodrigo Losito, Gerente Comercial na Iwaki Brasi.
  • AS3 Group tratou de Da Energia à Operação: Soluções Reais de Proteção e Monitoramento para a Eficiência no Saneamento – Átila Luiz Matos dos Santos, Diretor Técnico e Comercial no AS3 Group.
  • Coester trouxe Automação Inteligente em ETAs: Aumento de Eficiência com Tecnologia Coester” – Gilmar Menezes, Gerente de Integração de Sistemas e Suporte Técnico na Coester.
  •  Digitrol discorreu sobre Ferramentas de Gestão de Medição em Medidores Ultrassônicos – Paulo Thiago Fracasso, Diretor Técnico na Digitrol.
  • Westcon Redes e Conectividade Industrial apresentou Cibersegurança OT e Conectividade – Kelvin Kamimura, Gerente de Produto na Westcon Redes e Conectividade Industrial, enfatizando a importância de proteger redes industriais.
  • Elliot Cloud LATAM abordou Inteligência Artificial em Saneamento do Rio ao Rio” – Francisco Bernabeu, CEO da Elliot Cloud LATAM.
  • PAM Serviços / Saint‑Gobain discutiu Como a PAM Serviços integra IA, Filtralite e Gestão de Perdas em um Portfólio Estratégico para o Saneamento” – Rodrigo Mello, Coordenador de Serviços na PAM Serviços / Saint-Gobain

ISA Rio de Janeiro Section deu início à série de palestras com o tema Normas Técnicas ISA para a Indústria, apresentado pelo vice‑presidente José Alberto Pinheiro. O ciclo de apresentações foi concluído com a palestra do Engenheiro Andrews Silveira Caetano, do Grupo Águas do Brasil, que abordou o “Desafio da Comunicação para Automação no Saneamento”, fechando com chave de ouro o evento sobre automação e inovação em saneamento.

 O Simpósio foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da CEDAE — a gravação do evento pode ser acessada pelo link: https://youtube.com/live/4UWNTYe-6Jc?feature=share

Também foram realizadas entrevistas exclusivas, disponíveis pelo link: https://youtu.be/k1xLRddjkV4?si=acuw4qNcVVwm-3Fo

A iniciativa reforça o compromisso das instituições organizadoras com a modernização dos serviços de saneamento, promovendo a troca de experiências, o fortalecimento de parcerias e o incentivo à adoção de soluções tecnológicas que garantam maior qualidade, segurança e eficiência nos serviços prestados à população.

A ASEAC reafirma seu papel como parceira estratégica no desenvolvimento e na evolução do saneamento no estado do Rio de Janeiro e agradece a presença de todos os participantes, empresas, palestrantes e, em especial, parabeniza e agradece ao Tiago Abreu Viana, que atuou como moderador do simpósio, conduzindo com excelência a programação e contribuindo de forma fundamental para o sucesso do evento.