
A CEDAE foi a anfitriã do 45º Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, na Casa França Brasil, no Centro. O evento reuniu representantes de companhias de saneamento de todo o país para debater metodologias inovadoras, trocar experiências e buscar soluções para os desafios do setor.
A programação incluiu apresentações de grupos de trabalho da CTCQ, palestras técnicas e momentos de interação nos estandes das empresas participantes.

A ASEAC esteve presente com o Diretor Técnico André Faria, que participou da mesa redonda sobre a implantação do Plano de Segurança da Água (PSA) na CEDAE. O PSA é uma importante ferramenta metodológica de avaliação e gerenciamento de riscos à saúde nos sistemas de abastecimento de água. Participou também deste debate a Diretora Executiva, Ângela Di Bernardo Dantas, da Empresa Associada da ASEAC, Hidrosan Engenharia, especialista na área de saneamento e grande referência no assunto. A mesa redonda foi mediada pela Analista de Qualidade da CEDAE, Débora Dias.

No primeiro dia, o Gerente Geral de Controle e Tratamento da CEDAE e associado da ASEAC Robson Campos apresentou a palestra “IA: Da Reação à Predição – Inteligência Artificial Aprimorando o Controle de Qualidade da Água”, onde abordou como a aplicação de inteligência artificial vem transformando o monitoramento e a gestão da qualidade da água.
A ampla participação de funcionários apresentando artigos promove o nome da CEDAE/ASEAC e permite o compartilhamento de conhecimento com outras empresas, promovendo o desenvolvimento do saneamento.