ASEAC tem o prazer de divulgar uma formação estratégica voltada à capacitação de profissionais que desejam liderar a agenda climática em organizações públicas e privadas.
Trata-se do curso “Chief Climate Officer: Gestor do Clima e Sustentabilidade – Liderança para Ação Climática”, uma formação multidisciplinar que prepara executivos e gestores para planejar, liderar e executar estratégias integradas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com foco em governança, conformidade regulatória e geração de valor sustentável.
Início: 1º de abril
Duração: 2 meses
Aulas: Quartas-feiras (abril e maio)
Horário: 19h às 22h
O curso aborda temas essenciais como:
• Gestão de riscos climáticos e tomada de decisão estratégica;
• Diretrizes ESG e posicionamento institucional;
• Mercado de carbono e Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (Lei nº 15.042/2024);
• Planos de adaptação climática (Lei nº 14.904/2024);
• Legislação ambiental, recursos hídricos, saúde pública e inovação de baixo carbono.
Maiores informações: https://encp.univassouras.edu.br/produto/cco/
Diante das novas exigências regulatórias no Brasil, a atuação de lideranças capacitadas torna-se fundamental para garantir competitividade, resiliência institucional e conformidade legal.
Público-alvo: Executivos, gestores públicos, advogados, consultores jurídicos, profissionais de sustentabilidade, especialistas em ESG, engenheiros ambientais e pesquisadores da área ambiental.
Coordenação e Corpo Docente
Mayná Coutinho Morais
Engenheira Ambiental, especialista em Recursos Hídricos (UFF).
Mariane Guerra Martins
Engenheira de Produção, Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar), MBA em Gestão, Liderança e Inovação (FGV), Especialista em Mercado de Carbono e Transição Energética.
Rafael Lima de Figueiredo
Mestrando em Direito e Tecnologia (FGV/SP), Pós-graduado em Direito Digital (UERJ e ITS).
Tiago Abreu Viana
PhD em Ciências Biológicas (UFRJ), Especialista em Meio Ambiente e Saneamento.
Benefício exclusivo para associados da ASEAC
Utilize o cupom ASEC10 e garanta 10% de desconto na inscrição.
Incentivamos a participação dos associados interessados em fortalecer sua atuação estratégica diante dos desafios climáticos atuais.
Além disso, a ASEAC sorteará uma bolsa integral entre seus associados para participação no curso. Para concorrer, os interessados deverão responder ao e-mail enviado até o dia 04/03/2026



